Guia Completo da Terapia Floral de Bach – Parte 1

“Não há verdadeira cura a menos que haja mudança de perspectiva, paz de espírito e felicidade interior”

Dr. Edward Bach

Qual a relação entre emoções, pensamentos e enfermidades? Aposto que você já se pegou refletindo sobre esse assunto. Afinal, experimentamos a todo momento os efeitos corporais do que sentimos, não é mesmo? Um pensamento ansioso, uma dor de barriga. Uma crise nervosa, uma dor no estômago…

A proposta dos Florais de Bach é justamente equilibramos as nossas emoções e sentimentos, para que assim curemos as enfermidades do corpo. 

Ficou curioso? Vem com a gente mergulhar no mundo da terapia floral em quatro textos elaborados com muito carinho para você.


Parte 1

  • O que são florais de Bach?
  • Como surgiram os Florais de Bach?

Parte 2

  • Como agem os Florais de Bach?

Parte 3

  • Quais são os grupos de os Florais de Bach?

Parte 4

  • Quais são os benefícios dos Florais de Bach?
  • Como são produzidos os Florais de Bach?
  • Como tomar os Florais de Bach?
  • Como armazenar os Florais de Bach?
  • Existem contraindicações para os Florais de Bach?

Na Parte 1 desta série vamos ver o que são e como surgiram os florais de Bach?

Primeiramente, o que são florais de Bach?

Florais de Bach são extratos de flores silvestres utilizados para harmonizar padrões mentais, emocionais e espirituais do indivíduo em sofrimento. A terapia floral foi desenvolvida pelo médico inglês Dr. Edward Bach nas décadas de 1920 e 1930, após anos de observação clínica do quanto o estado mental e emocional dos pacientes estava relacionado à origem de suas enfermidades. 

As doenças na visão da terapia floral são decorrentes de bloqueios e desarmonias mentais, emocionais e/ou espirituais. No livro “Os doze curadores”, o Dr. Edward Bach afirma que os nossos medos, preocupações e tristezas, bem como sentimentos de raiva abrem caminho para que as doenças aconteçam ou se agravem. Portanto, conforme os sentimentos e emoções em conflito, serão originadas ou acentuadas as enfermidades do corpo físico. 

Agora você pode estar se perguntando… a teoria é linda, mas a prática é reconhecida pelas autoridades governamentais de saúde? Sim, com certeza! Inclusive, a própria OMS reconhece a ação terapêutica dos florais desde 1974!

No Brasil, a terapia floral começou a ser difundida nos anos de 1980 e desde então tem sido amplamente utilizada. Uma grande vitória para a população brasileira veio com a disponibilização da terapia floral na lista de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a prevenção de doenças e recuperação da saúde! 

Agora que você já conhece a definição básica de florais de Bach, vamos entender um pouco da história do seu surgimento?

Como os florais surgiram?

As essências florais foram criadas pelo médico inglês Dr. Edward Bach durante as décadas de 1920 e 1930. Relativamente recente, não é mesmo? Apesar de o uso do potencial terapêutico floral ser aproveitado há milênios, a proposta do Dr. Bach foi inovadora para o meio científico de sua época. A medicina inglesa no começo do século XX nem sequer considerava a possibilidade de se priorizar o cuidado emocional do paciente, ao invés de se olhar exclusivamente para os sintomas físicos. Desta forma, apesar de recente, considera-se o surgimento dos florais de Bach como um marco na história das terapias holísticas. 

A abordagem de Bach em focar nas reais causas emocionais e mentais das doenças surgiu a partir das suas várias experiências clínicas, principalmente durante sua atuação como médico na Primeira Guerra Mundial. Bach observava como a disposição emocional dos pacientes afetava o curso da enfermidade. Desta forma, ao longo dos anos, ficou evidente para Bach que havia uma correlação entre determinadas doenças e a personalidade dos pacientes.

Importante médico bacteriologista, Bach construiu também uma exímia carreira médica como homeopata. Os estudos das obras de Hahnemann, o fundador da homeopatia, permitiram que Bach consolidasse o desenvolvimento da terapia floral. Entre os anos de 1928 e 1935, criou as 38 essências florais e escreveu diversos livros, entre eles os famosos “Cura-te a ti mesmo” e “Os doze curadores”. 

O mecanismo de ação dos florais proposto por Bach baseia-se em conceitos de energia. Semana que vem, na Parte 2, vamos entender como agem os Florais de Bach?

Não percam!

O mundo da terapia floral é maravilhoso, concorda? O CAPO Bezerra de Menezes disponibiliza gratuitamente consultas com terapeutas florais para pacientes oncológicos e seus familiares.

Clique AQUI para marcar sua consulta.

Isabela Zakimi
Voluntária da Equipe Editorial do C.A.P.O. Bezerra de Menezes

Referências Bibliográficas: BACH, E. The twelve healers and other remedies. [s.l.] Read Books, Ltd, 2017. BACH, E. Heal Thyself. Eletronic edition 2009 ed. [s.l.] Bach Centre, 2009. Jesus EC, Nascimento MJP. Florais de Bach: uma medicina natural na prática. Rev Enferm UNISA 2005; 6: 32-7.




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Entre em Contato:
capobm.org/contato

Gostou do conteúdo acima?

Veja outros conteúdos que
certamente irão te interessar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.