Terapias Integrativas e Complementares

As Terapias integrativas e complementares são práticas que visam prevenir ou ajudar no tratamento de doenças ou condições adversas de saúde. São técnicas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseadas em conhecimentos tradicionais usados de forma integrada à medicina convencional, mas não a substituindo.

Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas práticas abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Com a finalidade de cuidar de forma integral do ser humano, as terapias integrativo-complementares inegavelmente visam valorizar o ser humano nos seus aspectos emocionais, psicossociais, afetivos  e espirituais. Esses fatores afetam a saúde, proporcionando o aparecimento de doenças no corpo físico e podemos com toda certeza utilizar as terapias integrativo-complementares no processo de melhoria da saúde dos indivíduos.

Através de terapias integrativo-complementares, o foco sai da doença e vai para o paciente, onde será tratado como um todo, buscando através do uso de diversas vertentes chegar à cura ou a melhora, num processo que visa a maior carga de bem-estar e qualidade de vida possível. 

O CAPO Bezerra de Menezes também quer trabalhar no paciente as suas crenças, sua dimensão energética e seu conteúdo espiritual, associados ao tratamento médico convencional buscando a saúde integral e uma medicina integrativa.

O CAPO Bezerra de Menezes oferece, gratuitamente, as seguintes terapias integrativo-complementares: acupuntura, auriculoterapia, cromoterapia, meditação, reiki, fluidoterapia/passe.

Clique aqui e veja a nossa programação de atividades que contempla nossas terapias integrativo-complementares.

WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Traditional Medicine Strategy 2002 – 2005. Geneva, 2002.