Auriculoterapia Durante o Tratamento do Câncer

A terapia auricular faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas inspirada na Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema sendo, também, considerada um ramo da acupuntura.

O que é auriculoterapia?

A auriculoterapia consiste em uma terapia simples e rápida (10 a 15 minutos), de baixo custo, que promove a regulação do corpo e mente de um indivíduo através de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, nos quais todo o organismo se encontra representado como um microssistema.

Como maneira de manter a harmonização das funções energéticas do organismo, os pontos específicos do pavilhão auricular (a parte visível da orelha) são estimulados com materiais como: agulhas, esferas, cristais, sementes de mostardas, entre outros. Quando sementes são utilizadas, a prática pode ser denominada como “acupressão auricular” e o paciente é recomendado a estimulá-las várias vezes ao dia, além de evitar molhar e/ou deslocar o esparadrapo. As sementes ou esferas podem permanecer na orelha por um período máximo de 7 dias, sendo indicado ter 24 horas de descanso para refazer o tratamento.

Estudos clínicos feitos com pacientes oncológicos

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2020, a auriculoterapia em pacientes oncológicos proporciona melhoria no enfrentamento dos efeitos colaterais dos tratamentos realizados. Neste estudo, dentre os tratamentos convencionais, a quimioterapia se destacava, tanto em números de realizações, como na geração de efeitos adversos como: anemia, fadiga, dor neuropática, náuseas e vômitos, que se associam ao sofrimento psíquico, tornando a situação de adoecimento de difícil convivência.

Entretanto, para avaliar o manejo de sintomas relacionados ao câncer e seu tratamento, especialistas analisaram a utilização da auriculoterapia como abordagem de cuidado e de recursos terapêuticos, que se demonstravam seguros e menos invasivos, tendo ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A partir da amostra final de onze artigos científicos, cuja população-alvo dos estudos eram constituídas por uma variação de sete a 341 pacientes oncológicos adultos e idosos (entre 19 e 93 anos), que estavam em acompanhamento pelos respectivos serviços: em tratamento oncológico convencional, sobreviventes de câncer e pacientes em cuidados paliativos, pode-se concluir que todos os trabalhos analisados (100%) expuseram efeitos positivos da auriculoterapia sobre os sintomas de pacientes com câncer e/ou seu tratamento, e indicaram o uso desta intervenção. Dentre os resultados observados, foram relatados a redução de: dor (27,5%), constipação (18%), náuseas e vômitos (18%), fogachos (9%), dispneia (9%), fadiga (9%) e insônia (27,5%).

Sobre os efeitos colaterais da terapia auricular foram consideradas reações de curto prazo, leves e toleráveis, como: desconforto local, dor transitória, irritação na pele local e, em casos raros, tonteiras e pequenos sangramentos.

Em concordância, dados de um estudo clínico randomizado do ano de 2018, realizado com 54 mulheres (sendo 27 no grupo intervenção, que utilizou esferas de cristal em seis acupontos, shenmen, rim, estômago, cárdia, tronco cerebral e endócrino; e 27 no grupo controle), que foram acompanhadas semanalmente por 12 semanas, apontou que a acupressura auricular melhorou a qualidade de vida geral de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico. Tal intervenção apresentou resultados significantes na proporção de sintomas como náusea e vômitos.

Então, quais os benefícios desta técnica em pacientes com câncer?

Estimulando diferentes pontos da orelha, a auriculoterapia surge com o intuito de minimizar os sintomas e efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia. Age influenciando na redução de: dores, níveis de ansiedade e o estresse, episódios de náuseas, vômitos e constipação. Durante o período de tratamento, atua buscando equilibrar o indivíduo em sua complexidade, aumentando a sensação de bem-estar e melhorando a sua qualidade de vida.

O CAPO Bezerra de Menezes oferece, gratuitamente, auriculoterapia para pacientes oncológicos e seus familiares.

Mais informações pelo site capobm.org.


Referências:
CONTIM, Carolina Lélis Venâncio; SANTO, Fátima Helena do Espírito e MORETTO, Isadora Górski. Aplicabilidade da auriculoterapia em pacientes oncológicos: revisão integrativa da literatura. Revista da Escola de Enfermagem da USP,  2020, v. 54. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019001503609>. Acesso em: 21 de maio 2022.
INSTITUTO Nacional de Câncer. Procedimento de Enfermagem. Auriculoterapia para náuseas e vômitos em pacientes adultos submetidos à quimioterapia. INCA, 2020. 
VALLIM, Elizabeth Tischenberg Aguiar et al. Acupressura auricular na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama: ensaio clínico randomizado. * Extraído da dissertação: “Efeitos da acupressura auricular para melhoria da qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico: ensaio clínico randomizado”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, 2018. . Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2019, v. 53. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018043603525>. Acesso em: 20 de maio de 2022.




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Entre em Contato:
capobm.org/contato

Gostou do conteúdo acima?

Veja outros conteúdos que
certamente irão te interessar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.