Diga-me Como Sofres e Eu Te Direi Quem És

O que somos em meio a dor e a doença?

Poderíamos responder da seguinte forma: “Digas como sofre e eu te direi que é”

Na maioria das vezes não estamos preparados para quando uma doença que ameace a vida como, por exemplo, o câncer bate a nossa porta.

Perguntamo-nos então o porquê dessas provações que contrariam nossas expectativas e desejos.

A doença se apresenta como um grande desafio na vida das pessoas. Geralmente é uma prova que quer nos revelar alguma coisa.

É diante de uma doença séria, que muitas vezes nos questionamos sobre o sentido e significado da vida.

Muitos aspectos importantes da vida passam a ser questionados ao mesmo tempo: família, trabalho, amizades, projetos futuros, prioridades, confiança no futuro e na justiça divina.

A dor e as doenças surgem como experiências da vida humana. Todos nós estamos aqui na Terra por um motivo, independente da crença religiosa de cada um, todos concordam que estamos aqui para nos tornarmos pessoas melhores, para evoluirmos.

Alguns eventos chegam, sem esperarmos, com o poder de mudar completamente o rumo da nossa vida. E quando esses eventos chegam, aprendemos que nem tudo na vida está sob nosso controle.

Temos que aprender a nos adaptar, mudar a direção das velas do nosso barco chamado vida, para superar os ventos fortes que chegam para nos levar a novos lugares dentro de nós mesmos antes desconhecidos. Esses espaços internos antes desconhecidos por nós mesmos, nos levam a buscar um sentido e um significado na dor.

COMO ENCONTRAR SENTIDO E SIGNIFICADO NA DOR?

Para encontrar um sentido e significado para a dor, o primeiro passo é aceitar que ela faz parte da condição humana. Todo ser humano, inclusive você, é comum e imperfeito.  Não há ser humano que possa afirmar não ter sofrido, nunca ter fracassado ou perdido algo, tampouco que possa dizer que não morrerá. Aceitar a finitude do corpo físico é um fator importante a ser trabalhado em nós.

 A dor é circunstância e o sofrimento é a interpretação daquela circunstância.

É possível não sofrer? Não, não é possível não sofrer, porque todo novo, tudo aquilo que nos tira do conhecido, da zona de conforto, tudo aquilo que afeta aquilo que está ao nosso redor, vai nos trazer um nível de sofrimento porque mexe com nossa estrutura, com os nossos afetos, com nossos vínculos ou com as circunstâncias. Mas não precisamos ficar presos nesse sofrimento.

As circunstâncias não são responsáveis pelo nosso sofrimento, é a nossa própria atitude que é responsável pelo sofrimento. O sofrimento é muito mais do que dor e lágrimas. É também uma experiência para aprender e crescer enquanto ser humano.

Lançar um novo olhar e uma nova postura sobre si mesmo, ressignificando experiências de dor é fundamental.

Faça o que estiver a seu alcance para mudar a situação que vivencia, como por exemplo durante uma doença você pode melhorar a dieta, incluir atividades física e hábitos saudáveis para a mente como a meditação. Agora entenda que tem coisas que não dominamos!

É possível passar por um momento de dor com paz interior pois a verdadeira felicidade somente nasce da paz no coração e na mente.

Diante da dor inevitável, devemos buscar paz interior.

E como alcançar este estado de paz?

A paz brota da entrega: você entrega estes problemas que não consegue controlar a Deus e se deixa levar pelo fluxo da vida. É importante entregar a algo maior que você, que o precede e o sucederá.

Entregar significa confiar que Deus. Que Ele já sabia o que estava fazendo antes de você chegar e saberá o que fazer depois que você deixar essa sua forma transitória atual. Para isso é necessário renunciar ao controle. Tem coisas que por mais que possamos não gostar, não estão sob nosso controle, e quanto antes entendermos isso, melhor para nós.

A paz, portanto, nasce de um profundo confiar. A paz nasce da fé na vida. A paz crescer com a conexão com o Divino.

Se conecte com o Alto, que é o manancial de força e energia que vai te sustentar durante a tempestade.

Lembre-se, depois de toda tempestade, vem a calmaria.

Confia!

A Equipe de voluntários do CAPO Bezerra de Menezes está sempre pronta a te acolher e confortar nos momentos desafiadores da sua vida.

Se precisar entre em contato conosco clicando aqui: https://capobm.org/contato/.

Equipe Editorial do CAPO Bezerra de Menezes




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Gostou do conteúdo acima?

Veja outros conteúdos que
certamente irão te interessar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.