Yoga Ajuda Quem Teve Câncer de Mama

Estudos mostraram que atividades físicas podem melhorar a saúde de pacientes com câncer, mas a intensa fadiga e dor pós-tratamento podem dificultar o processo de inclusão deste novo hábito. Então escolher uma atividade física que possa ser executada por quem passou ou passa pelo desafio do câncer é fundamental.

Um estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology, mostra que a yoga pode ser uma alternativa viável para as pacientes com câncer de mama se exercitarem e alcançarem benefícios de saúde compatíveis (e talvez até superiores) com outros tipos de atividades físicas.

Para seu estudo investigativo dos efeitos da yoga, pesquisadores da The Ohio State University reuniram pacientes em tratamento para câncer de mama de todas as idades duas vezes por semana durante três meses para a prática da yoga (hatha yoga). A pesquisadora Janice Kiecolt-Glaser e sua equipe monitoraram especificamente dois fatores importantes para uma saúde debilitada: fadiga e inflamação.

Para uma em cada três pacientes de câncer de mama a fadiga resultante dos tratamentos é um empecilho para exercer atividades diárias; além disso, as sobreviventes menos ativas fisicamente correm riscos maiores de saúde e morte precoce. A inflamação também é uma importante medida do bem-estar, porque ela estimula a fadiga e está ligada a muitos problemas, inclusive câncer, diabete, doenças cardíacas e mal de Alzheimer. O estudo de Kiecolt-Glaser é o maior até agora para avaliar como a ioga afeta a inflamação em sobreviventes de câncer.

Quando os pesquisadores avaliaram as participantes após seis semanas de yoga, eles constataram que as mulheres que praticavam os exercícios tinham menos inflamações e relatavam menos fadiga que o grupo de controle que não praticou yoga. A equipe reavaliou as voluntárias vários meses após o fim do estudo e descobriu que as praticantes de ioga tinham obtido benefícios de longo prazo ainda maiores, com reduções de até 20% das inflamações e 75% menos fadiga que o grupo controle.

Kiecolt-Glaser tem várias ideias sobre o porquê a yoga pode restabelecer a saúde.

As pacientes em tratamento para câncer de mama frequentemente sofrem de distúrbios do sono, o que estimula a fadiga e a inflamação, e as mulheres que praticaram ioga dormiam significativamente melhor. Os aspectos meditativos e a respiração profunda da ioga podem reduzir o estresse, o que também reduz a inflamação e a fadiga.

Com yoga, as sobreviventes de câncer de mama podem adaptar a prática ao seu nível de condicionamento físico e adotar posturas para acomodar suas limitações físicas.

 A yoga ainda ofereça mais uma vantagem sobre outros exercícios pois através das técnicas de respiração trabalha concomitantemente a ansiedade.

Depois de ler as conclusões deste estudo esperamos que você se anime e queira praticar ioga. O CAPO Bezerra de Menezes oferece aulas de ioga on-line e gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo nosso site capobm.org.

Venha se exercitar conosco!




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Entre em Contato:
capobm.org/contato

Gostou do conteúdo acima?

Veja outros conteúdos que
certamente irão te interessar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Um comentário

  1. Boa tarde
    Excelente artigo, apenas sugiro a substituição da palavra “sobreviventes” por “pacientes”.

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.