Não Lute Contra o Câncer

É muito comum se escutar a frase: “você é uma (um) guerreira (o)”, você está travando uma luta contra o câncer”, mas você já pensou em como estas metáforas podem interferir no tratamento das pessoas?

Um estudo, publicado em 2019 em (https://psyarxiv.com/a6bvd/), analisou como as pessoas em tratamento oncológico se sentiam diante das metáforas bélicas. Os resultados reforçam que esta forma de afirmação pode fazer com que o tratamento pareça mais difícil e deixar os indivíduos mais fatalistas, pois associam o câncer a batalha, guerra e inimigos. As batalhas e a guerra costumam ser vistas como difíceis. Na verdade, ler sobre a “batalha” ou “luta” de uma pessoa contra o câncer torna o tratamento do câncer mais difícil e não é o que queremos. Estamos aqui para apoiar quem busca ajuda.

Tratar uma doença oncológica focando no perder ou ganhar uma batalha, coloca muita responsabilidade sobre o paciente, sendo que ele, geralmente, já está fisicamente e psicologicamente abalado.

“Quem ‘perde’ fica com a sensação de que não fez o seu melhor e tem, muitas vezes, pensamentos repetitivos sobre seu ‘fracasso’, o que não é verdade”

Ao invés de “lutar” com as células cancerosas, temos que estimular as pessoas a “acolherem com respeito” estas células momentaneamente desordenadas.

Quando lutamos ou negamos algo em nós, não estamos crescendo, e sim nos tornando mais fragmentados e vazios.

O que fazer diante do câncer?

Converse amorosamente com as células do seu corpo, pois quanto você acolher com amor o que é, o que está passando e o que sente, mais se  fortalece diante do desafio que vivencia. Respeite e aceite que as células estão se dividindo de forma desordenada. Comece a conversar com estas células enviando sinais amorosos solicitando que elas voltem a se dividir de forma ordeira

Não trave uma batalha, mas sim se torne aliado das células boas do corpo as tornando mais fortes.

Realize mentalizações direcionadas as células cancerígenas pedindo com gentileza e fé que estas células desordenadas parem de se reproduzir. Para isso você pode incluir ou reforçar na sua vida o hábito da oração, meditação, leitura edificante  e  bons pensamento além de das mentalizações.

Separamos a seguir uma mentalização conduzida por Bert Hellinger, criador das constelações, no vídeo “O amor que leva à doença”. Você pode fazer em casa, sentado ou deitado. Escolha um momento tranquilo do seu dia e…

“Imagine-se entrando em seu corpo. Perceba o que dói, o que está doente, o que não funciona como deveria e então deite-se ao lado desta doença e com esta dor. Tome esta doença e esta dor com amor, em seu coração. E diga: ‘Você pode ficar comigo, eu dou para você um lugar; agora você é parte de mim e parte de nossa família.’ E agora sinta o efeito em seu corpo quando a doença pode ter um lugar, assim como a dor. Permita-se perceber para quem da sua família esta doença olha. Pode ser para a pessoa que foi excluída. Por exemplo, uma criança abortada ou doada, ou alguém que teve um destino difícil, um criminoso ou uma vítima. E que, talvez, exista um medo em dar um lugar para esta pessoa na família, como se tivesse o direito de excluí-la. Então olhe para esta pessoa junto com a doença até que você realmente a veja e diga: ‘Eu sou como você, você é como eu. Amo você como você é. Agora dou um lugar na minha alma para você. E agora você também pode ter um lugar na nossa família, assim como no meu coração.’ E então pode encontrar a paz e seguir para o espírito maior, para seu destino, para esta força que ama você tanto quanto eu. Nesta força, neste movimento espiritual, somos unidos e iguais um ao outro. Agora sinta qual o efeito disto no seu corpo.”

O CAPO Bezerra de Menezes disponibiliza gratuitamente grupo de meditação e mentalização guiada e você pode fazer parte dele. Acesse o site capobm.org e se inscreva.

Equipe CAPO Bezerra de Menezes




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Gostou do conteúdo acima?

Veja outros conteúdos que
certamente irão te interessar:

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.