Reiki: O Que É?

Por considerar que o ser humano precisa ter suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais atendidas, a Organização Mundial da Saúde recomenda o Reiki como tratamento complementar para dores. Por essa razão, o Reiki está presente em numerosos hospitais no Brasil e pelo mundo afora e se encontra elencado entre as terapias contidas nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS desde 2017.

Trata-se de uma prática natural de imposição de mãos com a finalidade de estimular os mecanismos de recuperação da saúde integral. Glândulas, órgãos, sistemas nervoso, cardíaco e imunológico, estresse, depressão, ansiedade, entre outros, são tratados com o equilíbrio da energia vital que o Reiki instaura.

O método Reiki foi concebido no Japão e considera que qualquer ser humano pode canalizar a energia universal para atuar com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente.

REI quer dizer “espiritual” ou “energia divina”. KI é definido como “sopro vital” ou “essência vital”. Quem se submete ao tratamento com Reiki de forma contínua também favorece o seu crescimento espiritual, além de promover a harmonização consigo mesmo, com todos a sua volta e com a natureza.

Sua energia é inesgotável, mas para acessá-la é preciso passar por um processo de sintonização por um Mestre de Reiki habilitado, seguindo a programação dos níveis I – SHODEN (O Despertar), voltado para cura e recuperação do corpo físico; II – OKUDEN (A Transformação), que objetiva a cura emocional e mental, e; III – SHINPIDEN (A Realização), nível de cura espiritual. Juntamente com os conhecimentos adquiridos, ativamos nosso poder de cura interior e recebemos a ajuda que precisamos para corrigir possíveis desequilíbrios.

reiki

Faz-se imperativo o esforço contínuo do reikiano para seu crescimento espiritual. Sob esse aspecto, o adepto desse método precisa se esforçar diariamente objetivando sua transformação e a consequente realização em todos os níveis de sua vida. Porém, nem todos se encontram dispostos a assumir tal compromisso no dia a dia.

É fundamental que o reikiano coloque em prática os princípios que devem reger a vida de quem quer se dedicar a essa energia de amor e cura. Por essa razão, o criador do método, o Monge Budista Mikao Usui (1865-1926), fazia questão que seus discípulos observassem estas máximas:

Só por hoje (Kyo dake wa):

Sou calmo (Ikaruna)

Confio (Shinpaisuna)

Sou grato (Kanshashite)

Trabalho honestamente (Gyō wo hageme)

Sou bondoso para com todos os seres (Hito ni shinsetsu ni)

Sabemos que os problemas de saúde fazem parte do processo de aprendizagem de cada um, pois são resultantes do nosso proceder ao longo da vida. O Reiki, portanto, além de ser uma ciência com métodos próprios, é também uma filosofia de vida. Não tem vínculos com qualquer religião, mas pode ser associado à fé que se professe para uma melhor conexão com a energia universal.

O Reiki chegou para ficar entre nós, sendo “uma porta de entrada para todos os tempos”, já que fortalece os propósitos de distribuir a alegria interior de se servir ao bem-estar de todas as criaturas.

O CAPO oferece gratuitamente tratamento pelo Reiki a pacientes oncológicos e seus familiares. Inscrições pelo link: https://capobm.org/pedido-de-reiki/.

Alcina Brasileiro
Mestre de Reiki Voluntária do CAPO Bezerra de Menezes




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.