O Que É Oncologia Integrativa?

A oncologia integrativa é um ramo da medicina integrativa que alia terapias integrativas-complementares baseadas em evidências, centrado no paciente, de forma segura à medicina convencional.

Entende que o câncer envolve mais do que o controle da doença. Ela inclui diferentes cuidados, por vezes não abordados pela medicina convencional. Não nega ou refuta tratamentos como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, cirurgia ou qualquer outro tratamento médico prescrito, mas alia a estes as terapias integrativas-complementares e outros hábitos de vida.

A Sociedade de Oncologia Integrativa (Society Integrative Oncology – SIO) descreve a oncologia integrativa assim:

“Oncologia integrativa é um campo de tratamento do câncer centrado no paciente e baseado em evidências, que utiliza práticas mentais e corporais, produtos naturais e / ou modificações no estilo de vida de diferentes tradições ao lado de tratamentos convencionais de câncer. A oncologia integrativa visa otimizar a saúde, a qualidade de vida e os resultados clínicos em todo o continuum do tratamento do câncer e capacitar as pessoas a prevenir o câncer e se tornarem participantes ativos antes, durante e após o tratamento do câncer.”

Na oncologia integrativa são utilizadas técnicas terapêuticas para favorecer o alívio da dor, minimizar os efeitos colaterais do tratamento e reduzir ansiedade e estresse, trazendo bem-estar e qualidade de vida para o paciente.  

O paciente deve ser avaliado de forma integral levando em conta o conjunto do contexto biológico, mental e espiritual do ser humano.

A partir do momento que a medicina inclui a dimensão espiritual na causa das doenças abre um leque muito grande de possibilidades de cura.

IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO ESPIRITUAL

O elemento espiritual é uma parte da existência humana que precisa ser levada em conta se quisermos compreender plenamente a natureza básica da saúde, da doença e do crescimento individual.

Entendemos o organismo humano como uma série de campos de energia multidimensionais que se influenciam reciprocamente. Sendo assim, se o médico foca só na parte física deixa de lado fatores importantes para a cura do paciente.

Ao ser levada em conta essa dimensão energética/espiritual dos pacientes, as terapias complementares integrativas são aceitas de uma maneira mais harmônica pois na sua grande maioria é nesta dimensão que vão atuar.

Junto com esta dimensão espiritual, a inclusão da espiritualidade auxilia muito o paciente a lidar com os efeitos colaterais do tratamento.

Espiritualidade pode ser definida como o meio pelo qual nós encontramos um sentido e significado para a nossa existência e para a de tudo o que existe.  A espiritualidade traz esperança traz conforto e paz interior em nossas vidas.

ONCOLOGIA INTEGRATIVA

PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Na Oncologia Integrativa o foco não é só a doença, mas o paciente.

Desde o momento do diagnóstico até a fase pós-tratamento, a pessoa é convidada a participar ativamente do processo de tratamento pois este inclui a incorporação de algumas mudanças de hábitos como por exemplo mudar a alimentação, incluir prática de exercício físicos, resgate ou fortalecimento da espiritualidade, mudança de padrão de pensamentos e sentimentos entre outros.

Desta maneira, procura-se resgatar e manter sua autonomia no processo com o foco de promover sensação de bem-estar mesmo em situações extremamente desafiadoras como dor de difícil controle, ansiedade pelo diagnóstico e tratamento.

O paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde. A saúde é também uma responsabilidade individual.

TERAPIAS COMPLEMENTARES-INTEGRATIVAS

Recentemente as evidências científicas de segurança e eficácia das práticas integrativas e complementares em oncologia ganharam destaque quando a American Society for Clinical Oncology – ASCO endossou e publicou na renomada Journal for Clinical Oncology – JCO, o guideline da Society for Integrative Oncology (SIO) de referência do uso de práticas integrativas e complementares para pacientes com câncer de mama durante e pós-tratamento.

Muitos pacientes relatam que buscam na medicina integrativa formas de reduzir os efeitos colaterais da medicação usada durante o tratamento, reduzir a dor, aumentar a sensação de bem-estar e a qualidade de vida e minimizar sentimentos negativos, como medo, estresse, depressão e ansiedade. Dessa maneira, várias terapias complementares-integrativas poderão auxiliar durante o processo de tratamento do paciente oncológico contribuindo para melhorar a qualidade de vida e aumentar a sensação de bem-estar desses pacientes.

O CAPO Bezerra de Menezes oferece gratuitamente a pacientes oncológicos diversas terapias complementares-integrativas que podem auxiliar durante o tratamento do câncer:

  • Reiki
  • Cromoterapia
  • Imposição de Mãos/Passe
  • Yoga
  • Meditação
  • Florais de Bach

-Fitoenergética

Nós do CAPO Bezerra de Menezes entendemos que o paciente com câncer é muito mais que sua doença.

Procuramos olhar o seu todo, para o doente, respeitando sua autonomia, incentivando o autocuidado, disponibilizando meios para o resgate da espiritualidade e ofertando recursos práticos para que sua caminhada se torne mais suave, pois sabemos que todo ser humano quer ser ouvido, apoiado, respeitado e amado.

Você não está sozinho! Estamos aqui para apoiá-lo nesta caminhada. Conte conosco!




Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.