Qual o Segredo da Resiliência?

Todos os dias nos deparamos com situações difíceis, a sociedade, a vida, exige de nós grande capacidade para suportar as adversidades que se nos apresentam, nas mais variadas áreas; trabalho, relacionamentos, saúde….

Precisamos ser resilientes! Mas o que é afinal a resiliência?

Resiliência- Flexibilidade-Capacidade para adaptar-se a mudanças, superar crises de forma positiva.

A resiliência como sendo o processo em que o indivíduo consegue superar as adversidades, adaptando-se de forma saudável ao seu contexto.

“A felicidade é a aceitação corajosa da vida”
Erich Fromm

Ser resiliente não significa ser frio, calculista ou conformado. Pelo contrário. A resiliência é o que permite que enxerguemos as janelas após uma porta fechada. A resiliência é uma capacidade que nos orienta para o futuro, para a esperança e para a força, nos mostrando caminhos alternativos para conseguirmos aquilo que desejamos. Apesar da dor e das circunstâncias adversas, uma pessoa resiliente é capaz de seguir com sua vida, apesar da dor, e começar de novo quando tudo deu errado sem revoltas, lamentos ou indignação.

Quem é resiliente, é humilde.

Aceitar os acontecimentos sobre os quais não temos controle mostra que confiamos em uma força superior, em um propósito que organiza a realidade e os fatos como acontecem. E, quando vemos propósito principalmente quando a vida nos machuca, estamos agindo com a resiliência necessária para encarar as dificuldades da vida com olhos de crescimento.

A resiliência é a perspectiva que nos ajuda a aceitar aquilo que nos incomoda ou que não sai conforme o esperado. E ora, se pararmos para analisar, é isso que nos acontece boa parte do tempo. Uma encarnação com objetivos de evolução em um planeta de expiação, não pode ser menos do que difícil. A toda hora somos postos a prova e o controle emocional faz toda a diferença, inclusive na nossa vibração e equilíbrio energético. Stress, revolta e raiva, por exemplo, são sentimentos que não só prejudicam a nossa saúde física e emocional.

“Aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil e genuína dos outros”
Carl Rogers

Cada um de nós passa pelas experiências que necessita para evoluir. Algumas experiências são mais dolorosas que outras, mas a forma de lidar com a dor vai variar de indivíduo para indivíduo.

A sensibilidade à dor depende do grau de evolução do ser, e do seu nível de consciência.

À medida que o homem progride, adquire responsabilidade como decorrência da conscientização da sua realidade e se torna mais perceptivo ao sofrimento, e mais resistente.

Resiliência é a lucidez da consciência que equipa o indivíduo na superação da amargura, do desespero, da infelicidade, em virtude da compreensão que o ser demonstra em torno dos objetivos espirituais de sua existência, fica mais fácil entender e aceitar o sofrimento e a necessidade de ainda se encontrar nas faixas mais ásperas do mecanismo evolutivo.

Joanna de Ângelis

Resiliência é adaptar-se usando os recursos que tem para tornar melhor a situação que enfrenta, adquirindo forças nesse processo.

O grande segredo, se é que podemos falar assim, encontra guarita na fé. A fé humana em si mesmo – autoconfiança. A fé divina no Criador, na certeza absoluta de que não estamos sós, de que tudo passa e que nossas dores chegarão logo ao fim.

Estamos passando por uma experiência terrena, e logo voltaremos a nossa verdadeira vida que é a espiritual. Vamos aproveitar cada oportunidade para crescer e evoluir.

“Não importa o que a vida fez de você. Mas sim o que você fez com o que a vida fez de você”
Jean-Paul Sartre

Equipe editorial do CAPO Bezerra de Menezes



Você sabia que o CAPO Bezerra de Menezes oferece uma série de terapias e aulas on-line gratuitamente, como Reiki Florais, Meditação, Yoga? Clique nos links abaixo para se inscrever:


Canal do CAPO no Youtube

Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.