O que é meditação
A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Trata-se de uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental.
Quando pensamos em meditação, já nos vem à cabeça imagens de grandes mestres budistas, ou de pessoas com grande disciplina emocional. Mas na verdade, está muito longe disso. A técnica é acessível, e você pode incorporá-la de diversas maneiras em sua rotina.
Quando meditamos, acabamos “aquietando” a mente e criando ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo, onde nossos sentidos são muitas vezes influenciados negativamente.
A meditação pode ser uma prática importante no processo de reforma íntima, assim como na busca do autoconhecimento.
A meditação é uma prática que busca relaxar o corpo a fim de promover o esvaziamento mental, o autoconhecimento e as sensações de bem-estar e de paz. Essa prática resulta em vários benefícios como relaxamento, eliminação do estresse, qualidade de vida, concentração, paz interior, criatividade, inspiração e ainda auxilia nos casos de insônia, hipertensão, dores de cabeça e outras.
O excesso de informação deixa as pessoas mais ansiosas e impedem que fiquem plenamente atentas ao momento presente
A maioria das pessoas não sabe o que a sua mente está fazendo na maior parte do tempo, pois é atraída por diversos estímulos exteriores e fazem coisas que sequer percebem.
As coisas acontecem e elas reagem.
Buda descreveu a mente humana como sendo preenchida com macacos bêbados, pulando, gritando, tagarelando, continuando sem parar. Todos nós temos mentes de macacos, disse Buda, com dezenas de macacos, todos clamando pela atenção.
No entanto, se a sua mente se perder 1 milhão de vezes, você deve se concentrar para trazê-la de volta 1 milhão de vezes. Você pode dominar a mente de macaco.
A partir de agora, encare a prática da meditação como um treinamento. A meditação pode ser comparada com a prática de ir à academia, só que você está treinando a sua mente. Aos poucos ela vai ficando mais saudável e desenvolvida. Você precisa ter disciplina para manter a regularidade e domar o macaco sempre que ele estiver inquieto. Seja gentil: na analogia budista, em vez de dar uma dura no animal, ofereça algo para ele comer. Ou seja, proponha um foco para a mente, como a respiração ou os sons ao redor ou o tato da sua mão sobre a perna. É tentador fechar o olho, relaxar e apenas observar a mente pulando de galho em galho. Mas isso não é meditação. Sempre que o macaco escapar, volte à respiração lentamente, sem julgamentos.

Para explicar sua técnica, Buda contava uma história:
“Um dia, o seu Tartaruga e a dona Raposa se encontraram na floresta. Ela pensou… hoje eu vou comer bem! E ele pensou… minha nossa, meu inimigo está aqui! Será que eu corro? Eu não sou muito rápido. Então ele entrou no casco. A dona Raposa ficou andando de um lado para o outro em volta do seu Tartaruga, mas uma hora ela cansou e foi embora.”
A moral da história é que toda vez que uma pessoa se depara com uma “raposa” na vida, como o estresse, tensão, depressão, ansiedade, tristeza, preocupação, ela deve fazer como o seu Tartaruga, ou seja, observar sua reação aos problemas ao invés de se envolver com eles.
Não se trata de fugir dos problemas, mas sim controlar suas reações diante deles, assim como podemos ajustar as velas para direcionar o barco durante uma tempestade.
Quando meditamos, acabamos “aquietando” a mente e criando ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo, onde nossos sentidos são muitas vezes influenciados negativamente.
Além do alívio temporário de sentimentos prejudiciais, como estresse e ansiedade, a meditação transforma à nossa maneira de interagir com o mundo, trazendo à tona o melhor de nossa personalidade.
Vamos meditar juntos?
O CAPO Bezerra de Menezes te convida a participar do grupo de meditação on-line que acontece todas as terças feiras às 19h. Inscreva-se clicando aqui.
Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…
- Terapia Floral – Consulta Gratuita – Inscreva-se Aqui!
- A Importância da Meditação: Um Olhar Científico sobre as Ondas Cerebrais
- Meditação – Aulas On-Line Gratuitas – Inscreva-se Aqui!
- Yoga – Aulas On-Line Gratuitas – Inscreva-se Aqui!
- Yoga – Aulas On-Line Gratuitas – Inscreva-se Aqui!
- Terapia Floral – Consulta Gratuita – Inscreva-se Aqui!
- A Oração Consegue Modular a Neuroplasticidade do Cérebro?
- Meditação – Aulas On-Line Gratuitas – Inscreva-se Aqui!
- Relação entre Meditação e Física Quântica
- Guia Completo da Terapia Floral de Bach – Parte 4
- Guia Completo da Terapia Floral de Bach – Parte 3
- Guia Completo da Terapia Floral de Bach – Parte 2
- Guia Completo da Terapia Floral de Bach – Parte 1
- Entendendo a Cromoterapia-Parte 1 [Repost]
- Reiki: Benefícios aos Pacientes de Câncer [Repost]
- Reiki: O Que É? [Repost]
- Auriculoterapia Durante o Tratamento do Câncer
- O Que é Cromoterapia?
- Yoga Durante o Tratamento do Câncer
- Objetivo dos Florias da Bach Durante o Câncer
- Pratique Yoga Durante o Câncer
- Meditação – Uma Prática que Deve Ser Diária.
- Reiki: O Que É?
- Florais de Bach e o Equilíbrio das Emoções
- Vamos Meditar Juntos?
- Yoga, Um Aliado Contra o Câncer
- Entendendo a Cromoterapia-Parte 1
- Yoga Pode Ajudar Durante o Tratamento do Câncer
- Reiki – Autoconhecimento no Processo de Cura
- Necessidade da Meditação
- Meditação Ante os Desafios Diários
- Imunidade e Estratégias para o Cotidiano
- Reiki: Benefícios aos Pacientes de Câncer
- Cromoterapia: As Cores que Curam