Visualização Terapêutica e Câncer

Carl Simonton, radiologista e cancerologista, fazendo residência no Oregon Medical School, reparou que os pacientes que lá chegavam, com o diagnóstico de “incuráveis” reagiam de maneira muito diferente ao tratamento, alguns estabilizando o seu quadro clínico, outros chegando a eliminar completamente a doença e ainda outros definhando rapidamente. Juntamente com sua esposa e um amigo resolveu relatar a sua experiência no tratamento de centenas de doentes do famoso Cancer Counseling and Research Center, em Dallas, Texas.

Interessando-se pelos estudos de biofeedback descobriu que algumas técnicas de visualização, dentre outras, ajudavam as pessoas a influenciar seus processos internos. Quando ensinadas aos doentes cancerosos, sobretudo em estágios terminais, ajudavam-nos a visualizar a doença em si mesmos, a destruí-la e a fortalecer as defesas naturais do corpo, ajudando-os a recuperar-se. No livro “Com a Vida de Novo” o autor mostra como nossa reação ao stress e outros fatores emocionais podem contribuir para o início e a progressão de um câncer e como expectativas positivas, consciência e cuidado consigo mesmos podem contribuir para o controle e até a cura da doença.

A doença sendo um problema que diz respeito à pessoa como um todo (mente, corpo, emoções), exalta a decisiva participação que cada um de nós tem na própria saúde e nos processos de adoecimento, através das nossas crenças, sentimentos e atitudes diante da vida.

Estudos realizado por Simonton demonstram que câncer não exige apenas a presença de células anormais, mas também a supressão das defesas naturais. Casos como esse levaram ao que os médicos chamam hoje de “Teoria da Vigilância Imunológica” no desenvolvimento do câncer. Segundo essa teoria, o sistema imunológico está inibido, enfraquecido, e por isso permite a formação de um aglomerado de células anormais, configurando um câncer.

Portanto, a pergunta passa a ser: o que enfraquece o sistema imunológico? Sabemos, atualmente, após inúmeras pesquisas, da ligação estreita entre o stress e a pré-disposição às doenças. A partir daí começou-se a trabalhar com a conexão corpo, mente e emoções como causa das enfermidades.

No livro “Com a Vida de Novo” os autores demonstram que a visualização terapêutica não é um processo de autoilusão, mas de direcionamento de si mesmo para viver uma nova vida, na qual se associa o relaxamento à visualização do tratamento médico atuando sobre as células cancerosas juntando ainda treino assertivo de expressão de sentimentos, cujos resultados apontam para o aumento da sobrevivência e para a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A visualização terapêutica é uma técnica ainda pouco explorada, mas que pode ajudar no controle e melhoria de doenças que dependam do aumento da defesa imunológica, podendo constituir um contributo importante na promoção de saúde e da qualidade de vida dos indivíduos. Pode ser utilizada em muitas situações e contextos, tanto em situação de ambulatório como de internamento, em situações agudas ou em doença crônica, no doente do consultório médico ou cirúrgico, nos cuidados domiciliares e ao longo de todo o ciclo de vida.

A visualização terapêutica é uma técnica que pode ser usada para melhorar o controle dos efeitos secundários da quimioterapia como náuseas e vômitos e, também, para aliviar a dor e combater a ansiedade em pacientes oncológicos.

A visualização terapêutica guiada pode ser direcionada como um interessante auxílio para a sensibilização da capacidade dos pacientes em imaginar seu sistema imunológico combatendo a doença, sendo, este, também, associado a uma série de ações fisiológicas que ajudam o paciente neste enfrentamento.

Pode-se afirmar, que a visualização terapêutica permite uma terapia reflexiva, benéfica e de potencial adesão como tratamento complementar durante a experiência do câncer.

O CAPO Bezerra de Menezes realiza a técnica de visualização terapêutica com seus pacientes.

Se quiser mais informações, você pode escrever para capobezerrademenezes@gmail.com

Equipe Editorial CAPO Bezerra de Menezes

Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-15.png

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.