Indispensável fazer-se a diferença técnica entre os processos de recuperação orgânica e cura.
Quando nosso corpo físico é acometido por alguma doença, muitas vezes entramos em preocupações e desespero. Procuramos por médicos e tratamentos de ponta em busca de refazimento dos equipamentos celulares orgânicos. Algumas vezes estes equipamentos orgânicos voltam a trabalhar de forma harmônica, restabelecendo a saúde física tão almejada, mas outras vezes não conseguimos obter esse êxito.
Não conseguimos recuperar a saúde física, mas, mesmo assim podemos nos curar mesmo com a presença da doença no nosso corpo físico. Você pode perguntar como assim? Vamos explicar!
Se analisarmos a saúde e cura sob a prisma da imortalidade da alma, estes conceitos ganham de uma outra dimensão, com um contexto bem mais amplo.
Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, no livro o Consolador, nos ensina que para o homem da terra, saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; mas para o plano espiritual a saúde é a perfeita harmonia da alma, para a obtenção da qual muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra.
Fica a pergunta, como podemos nos curar estando doentes fisicamente?
De forma simplificada, segundo nos ensina a doutrina espírita e outras filosofias orientais, somos compostos de 3 partes, espírito, perispírito e corpo físico. O perispírito na sua condição de organização modeladora seria um molde que o espírito se utiliza para imprimir no corpo físico as necessidades indispensáveis à evolução do ser espiritual.
Como os mecanismos que proporcionam a instalação das enfermidades encontram-se no perispírito, quando vamos reencarnar, é a partir do que está gravado no perispírito que o corpo físico é moldado.
Enquanto o perispírito estiver com mazelas, ele vai continuar passando-as para o corpo físico, instalando-se a saúde ou as enfermidades, de acordo com as necessidades evolutivas de cada ser, estabelecendo-se os programas que dizem respeito a cada existência corporal.
Só trabalhando em prol do nosso Espírito é que conseguimos alterar nosso perispírito e a forma como ele vai moldar o corpo físico.
O ser humano é, em decorrência, o resultado de tudo aquilo que elabora, cultiva e realiza.
Pensamento e sentimentos bons e elevados são fundamentais para que o ser consiga mudar o padrão vibratório favorecendo nossa saúde física e espiritual. Ao mudar faixa vibratória o ser possibilita o início de uma transformação interior, que pode aí sim resultar em cura pois atua realmente no espírito.

Imprescindível se faz, nesse caso, que a mente processe todos os conteúdos emocionais e morais de maneira adequada, a fim de que a recuperação da saúde através da terapia utilizada venha a produzir a cura real, evitando as recidivas que decorrem exatamente da falta de composição vibratória dos delicados elementos pelos quais o Espírito interage no corpo.
Enquanto o sofrimento para os desavisados se constitui num martírio, numa desgraça, para os outros – aqueles que se sustentam na fé religiosa racional, no equilíbrio das emoções e pensamentos conseguem reunir recursos de crescimento e enriquecimento de valores mais elevados, que estão ao alcance somente dos que se empenham na conquista dos patamares mais nobres da libertação pessoal.
Quando entendermos que a cura real depende só de nós, dos nossos pensamentos, nossas emoções e nossas atitudes estaremos no caminho da cura real e efetiva, independente se nesta encarnação o corpo físico ainda padeça com as doenças que estão burilando a alma.
A cura real é uma operação profunda de transformação interior, que ocorre somente quando os fatores internos, do espírito, se modificam para melhor, dando lugar ao equilíbrio das suas variadas funções no campo da energia.
Que possamos dia a dia trabalhar pela nossa cura real realizando nossa reforma íntima diariamente.
Muita paz!
Equipe Editorial do CAPO Bezerra de Menezes
Fonte: Dias Gloriosos – Joanna de Ângelis psicografia de Divaldo Pereira Franco
Gostou do conteúdo acima?
Veja outros que podem te interessar…
- Amor, Agente de Cura Durante o Câncer
- Práticas Integrativas e Complementares Eficazes no Tratamento do Câncer [Repost]
- Gratidão: Um Novo Olhar Sobre a Vida
- Câncer: Dá Para Prevenir?
- Assim Como as Flores Precisam de Água, Nosso Coração Necessita de Preces [Repost]
- Auriculoterapia Durante o Tratamento do Câncer
- Comprometa-se a parar de fumar hoje! – 31/05 – Dia Mundial Sem Tabaco
- Cuide-se Dançando!
- A Importância da Fé Durante o Câncer
- O Que é Cromoterapia?
- Aprendendo A Se Amar
- Como Lidar com Idosos com Câncer
- Tipos Comuns de Câncer em Idosos
- Câncer em Idosos
- Yoga Durante o Tratamento do Câncer
- Jesus Não Desistiu de Você
- EXERCÍCIO FÍSICO: Um Aliado Antes, Durante e Depois do CÂNCER
- Diga-me Como Sofres e Eu Te Direi Quem És
- Yoga Ajuda Quem Teve Câncer de Mama
- Familiar Que Cuida de Paciente Com Câncer Merece Cuidado
- Cuidadores de Pacientes com Câncer
- Não Lute Contra o Câncer
- Atividade Física Durante o Câncer
- Até Quando a Pandemia Vai Ficar Conosco?
- Objetivo dos Florias da Bach Durante o Câncer
- De Onde Vem a Doença?
- Apoio Familiar Durante o Câncer
- Pratique Yoga Durante o Câncer
- Natal com Cristo
- Estatuto da Pessoa com Câncer – Lei nº 14.238/2021
- Como Funciona a Justiça Divina?
- A Doença Como Ensinamento
- Decida Ser Feliz
- Aprender Com a Dor
- Atendimento Psicológico Durante o Câncer
- Quais os Direitos dos Pacientes com Câncer – Parte 4