As Mágoas Nos Fazem Adoecer

As mágoas nos fazem adoecer, daí porque devemos interpretar quem nos ofende como doente. Se respondermos a ofensa guardamos conosco a lata de lixo que nos foi jogada. O ensinamento do Cristo é uma verdadeira terapia mental.

Chico Xavier

Para o médium Chico Xavier, a mágoa poderia ser equiparada a uma doença transmitida pela bactéria da ofensa e que se desenvolve em nosso organismo quando não a combatemos com o antídoto do perdão.

Quando seguramos a ofensa em nosso mundo interior, quando perdemos várias noites de sono ruminando as palavras que nos machucaram, quando ficamos horas pensando o que deveríamos ter ou não dito diante da situação que nos ofendeu ou quando partimos para o revide, mergulhamos numa lata de lixo energético, com todas as consequências negativas que tal conduta implica, sendo a principal delas a erupção de muitas enfermidades.

Não podemos controlar o que os outros dizem a nosso respeito, tampouco as atitudes que têm para conosco. Mas temos a obrigação e responsabilidade de controlar a maneira como iremos reagir a tudo isso. Aí se encontra a grande sabedoria.

A mágoa não é a única possibilidade que se tem diante da ofensa.

Quando Jesus no ensinou que se alguém nos batesse numa face, deveríamos oferecer a outra, expressou um grandioso ensinamento que, se levado em conta, teríamos a solução para todas as situações desagradáveis que surgissem em nossa vida.

Oferecer a outra face não quer dizer dar o rosto para bater. É uma metáfora que sugere que se a situação nos chega de forma desagradável, devemos mostrar a face oposta.

Dar a outra face é mudar a paisagem, é uma ação positiva diante de uma negativa.

Jesus está mostrando que temos outra opção além do revide. Se devolvermos a ofensa, estaremos nos nivelando a quem nos agrediu, e assim ficaremos com a lata de lixo que nos foi jogada.

Willian Shakespeare dizia que a raiva é um veneno que bebemos esperando que a outra pessoa morra, ou seja guardar mágoa advinda de momentos de raiva só nos fará mal, nós mesmos nos envenenamos e adoecemos.

as mágoas nos fazem adoecer

Não perdoar é segurar o mal dentro de si, e, como o mal atrai o mal, damos oportunidade para que surjam em nossa vida doenças, perturbações espirituais, dificuldades financeiras, acidentes, problemas amorosos, violências, etc.

Não perdoar é assumir para si a lei da vingança, com o consequente retorno a nós mesmos de todo o mal que houver saído de nossos pensamentos, palavras e atitudes. Vamos nos lembrar de que seremos julgados pela mesma lei que julgamos os outros, conforme ensinou Jesus.

Revidar o mal com o bem é a melhor defesa para a nossa paz e saúde.

Chico Xavier afirmava que o perdão é terapêutico, porque cicatriza as feridas emocionais causadas pelas pedradas das ofensas.

Muitas vezes, os nossos problemas decorrem do excesso de lixo emocional que temos guardado ao longo da vida.

Precisamos fazer uma grande faxina em nossa mente e jogar fora todos os detritos acumulados em forma de mágoas e culpas.

Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.

Deixe ir todas as mágoas. Seja livre, recomeçar é só uma questão de querer. Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.

Aproveite!

Muita Paz.

Equipe Editorial CAPO Bezerra de Menezes

Queremos saber sua opinião sobre este artigo/postagem. Deixe aqui seu comentário.