O que é Capelania Hospitalar Espírita?
É a prestação de apoio/suporte religioso espírita a ser ofertado a pacientes internados em hospitais e afins e/ou a seus familiares, através da visitação realizada por voluntários espíritas preparados para tal ministério.
Segundo a legislação brasileira “É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”; descrito na Constituição Brasileira de 1988, CF Título II, Cap. I art. 5º, inciso VII
Já a Lei nº 10.066/1998 dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas civis e militares de internação coletiva, e descreve no seu Artigo 1 º: ¨Aos religiosos de todas as confissões assegura-se o acesso aos hospitais da rede pública ou privada, bem como aos estabelecimentos prisionais civis ou militares, para dar atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com estes, ou com seus familiares, no caso de doentes que já não mais estejam no gozo de suas faculdades mentais ¨.
Artigo 2 º: ¨Os religiosos chamados a prestar assistência nas entidades definidas no art.1 º deverão: em suas atividades, acatar as determinações legais e normas internas de cada instituição hospitalar ou penal, a fim de não pôr em risco as condições do paciente ou a segurança do ambiente hospitalar ou prisional”.
O Capelão espírita, pode então prestar auxílio a irmãos internados aliando assim, ao consagrado tratamento médico terreno a possibilidade do conforto espiritual.
Podemos listar como atividades do capelão espírita:
- Apoio espiritual através de conforto emocional ou religioso/teológico
- Reforço de valores cristãos e espirituais.
- Leituras edificantes.
- Realização de prece junto ao paciente, familiar ou equipe de saúde do hospital.
- Quando solicitado aplicação do passe e fluidificação de água.
- Reuniões abertas ecumênicas dentro de local propício no hospital.
- Apoio ao luto dos familiares
- Oferecer vibrações/irradiações a distância para o doente, familiares ou profissionais da saúde.
- Palestras à equipe de saúde.

O que se espera com este serviço?
Pesquisas científicas demonstram que indivíduos com bem-estar religioso-espiritual tendem a enfrentar situações difíceis com menor desgaste são visíveis as melhoras dos sintomas de pacientes enfermos.
Para a maioria das pessoas, a religião ou a espiritualidade são fontes de conforto, bem-estar, segurança, significado, ideal e força.
Ajudar o assistido a suportar a hospitalização e a doença com esperança e bom ânimo, descobrindo no tempo de dor e convalescença a oportunidade para rever sua vida e seus valores.
A espiritualidade ou religiosidade podem melhorar a qualidade de vida do paciente internado por mobilizar pensamentos e atitudes positivos para o enfrentamento da doença.
Ao visitarmos um enfermo no hospital, estamos realizando um trabalho CRISTÃO, pois o próprio Senhor Jesus Cristo disse:
“… Estive enfermo e, me visitastes; sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes”.
Mateus 25:36,40
O sofrimento, a dor, a enfermidade e o momento de crise destes irmãos, justificam a presença do cuidado cristão. Como amigo e irmão nas mesmas estradas da vida, como companheiro do momento da dúvida e da necessidade.
Visitar é, portanto, o ato de juntar-se a uma pessoa em crise com o objetivo de fortalecê-la, consolá-la e acompanhá-la no momento difícil.
Respeitando-se sempre a todos os credos, a motivação na busca a reascender a chama da espiritualidade é fundamental nesta tarefa, bem como inspirar aqueles afastados da ligação com Deus. Estes doentes, atingidos subitamente ou na agudização de suas crônicas enfermidades, de repercussão clínica e gravidade variáveis, necessitam nosso profundo olhar, compaixão e dedicação fraterna. No objetivo desta ação voluntária também procuramos envolver e atender aos familiares bem como aos profissionais de saúde que solicitam por vezes, vibrações, atenção humanizada, conforto ou orientações.
Capelães estes, que com seu pensamento elevado e vontade de auxílio incondicional, carregam em sua mente os fluidos magnéticos que extravasam por suas mãos, facilitados por um coração generoso permitindo que o auxílio do plano espiritual, através dos passes magnéticos e fluidificação das águas, seja possível a tantos irmãos acamados.
Entendemos e respeitamos assim, a grande importância de todos os cuidados médicos, fisioterápicos e de enfermagem aliados as medicações e crescentes avanços diagnósticos através do crescente desenvolvimento tecnológico, na busca incessante pela melhoria da condição de saúde. Porém, o atendimento fraterno em sua máxima concepção acima descrito, culminado no entendimento abrangente da saúde integral, envolvendo não somente o corpo físico enfermiço, mas seu espírito, faz-nos buscar o possível auxílio coadjuvante à saúde destes irmãos internados, através do tratamento espiritual.
Muita paz!
Equipe Editorial do CAPO Bezerra de Menezes