Autoconhecimento no Processo de Cura – a atuação do Reiki e da oração como auxiliares neste processo
Ainda podemos afirmar que os serviços de saúde tradicionais têm como prioridade tratar os sintomas e doenças apresentados, ficando o paciente em segundo plano. Porém sabemos que a doença se instala no indivíduo por um desequilíbrio energético, através de desajustes psíquicos /emocionais como: sentimento de culpa, medo, exigências socioeconômicas que levam ao estresse, desamor, mágoa / ressentimento, pessimismo entre outras cargas vibratórias perniciosas que alteram o sistema imune e o metabolismo bioquímico hormonal facilitando a invasão de vírus, bactérias e várias outras enfermidades como alteração da pressão sanguínea, diabetes, e até mesmo o câncer.
Aí entra a importância do autoconhecimento. Para que verdadeiras mudanças de pensamento e comportamento ocorram é necessário arregaçarmos as mangas e aceitarmos o verdadeiro despertar espiritual em nós, através de uma viagem interna. A maioria das pessoas prefere olhar para fora por medo de olhar para dentro de si. O maior impedimento é o medo da mudança, pois estão em sua zona de conforto, satisfeitos com suas próprias opiniões. Na verdade, precisamos entender que esta posição não é assim tão confortável pois se estamos adoecidos nosso próprio corpo pede alterações de comportamento.
Porém tudo pode ser mudado, a vida está em constante mudança e isto só depende de nós. Nossas escolhas nos guiam para os caminhos que percorremos, sejam bons ou ruins sempre temos o livre arbítrio.
Porque não substituir a dor por amor?
Transformar o orgulho e egoísmo em amor, humildade, fraternidade realizando uma verdadeira reforma interior. Com certeza isto não se dará da noite para o dia mas com muita determinação e fé conseguiremos atingir nosso objetivo maior. O primeiro passo a ser dado é aceitar que temos muitas imperfeições a serem corrigidas e nos auto analisar para julgarmos o que necessita ser priorizado, sem cobranças demasiadas, tudo a seu tempo. Desenvolver o amor próprio e o amor ao próximo seria um excelente caminho para a cura interior.
O próprio indivíduo precisa estar pronto para as verdadeiras mudanças de atitudes, comportamento mental, psicológico e social, alterando o pensamento e se transformando para experimentar os resultados da verdadeira cura.
Como o reiki pode ajudar neste processo?
Antes de tratar as pessoas o Sensei Usui ( mestre que desenvolveu a técnica Reiki) procurava conscientizá-las da necessidade da reforma interior através dos cinco conselhos do imperador Meiji. Aqui no Ocidente estes conselhos passaram a ser denominados de os cinco princípios do Reiki. Ele afirmava que a observação diária destes princípios evitaria os desequilíbrios energéticos e por fim as doenças.
5 princípios Reiki :
Só por hoje:
- Não se zangue
- Não se preocupe
- Expresse sua gratidão
- Seja aplicado em seu trabalho
- Seja gentil
Não somente os reikianos devem viver dentro destes princípios mas todos os que querem ter uma vida plena e saudável. Os pacientes que pretendem receber esta energia universal devem se atentar de que necessitam se comprometer a vigiar seus comportamentos e pensamentos para que os resultados sejam mais eficazes a longo prazo.
No método reiki o ministrante atua como canal, não tendo influência sobre o resultado do tratamento. A responsabilidade do processo de cura está nas camadas mais sutis, mais profundas do receptor. Os dois atuam como canal de energia cósmica não possuindo influência consciente no processo de cura.
Quando o receptor se dispõe a receber ajuda desta energia, suas próprias forças curativas serão ativadas pelo Reiki (força divina).
O Reiki ajuda no equilíbrio do corpo e da mente e atua em todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Incentivando a autocura, liberando bloqueios, desintoxicando, equilibrando os chacras , harmonizando todo o indivíduo e colaborando desta forma para que ele possa estar mais aberto a um processo de autoconhecimento e reforma íntima.

Qual papel da oração?
Sempre ouvimos esta pequena frase dita por nosso mestre Jesus: orai e vigiai
A oração é a melhor maneira de nos sintonizarmos com as energias mais refinadas e assim nos gerar fronteiras protetoras. A principal forma de desenvolvermos intimidade com Deus é através de uma oração sincera. A pessoa que ora se transforma em um foco irradiador de energias salutares que beneficia a si mesma e as pessoas que se encontram no seu campo de ação. Atraímos também através da prece o auxílio dos benfeitores espirituais que pelos canais de intuição ou inspiração vêm nos auxiliar.
No momento da prece acalmamos a mente, elevamos nossos pensamentos e conseguimos atingir um relaxamento mental muito saudável. Para que possamos trilhar os caminhos do autoconhecimento necessitamos de momentos de reflexão, interiorização, meditação e a conexão com o Pai Maior através da oração é um bom auxiliar neste processo.
Tudo quanto pedirdes pela prece, crede que obtereis e que vos será concedido (Marcos cap. XI,24). Por isso quando oramos devemos agradecer como se o que pedimos já estivesse sido concedido.
Segundo Joanna de Angelis no livro Atitudes Renovadas:
“A comunhão com Deus através da prece facultar-te-á a canalização de energias superiores da vida que virão pelo veículo do pensamento, levantando-te do leito se por acaso nele te encontras. Em qualquer situação pois, ama e faze todo o bem ao teu alcance, enriquecendo-te de talentos de luz. A saúde, sem dúvida, é um destes fabulosos talentos que são oferecidos aos transeuntes da evolução dos quais terão que dar conta.”
Só depende de nós
Toda vez que for visitado por qualquer desventura, sofrimento, doença, dor, procure se questionar qual mensagem que ela te traz. Quais mudanças necessita fazer? Está colaborando de que forma e com quais atitudes para que tudo isto aconteça? Está sendo convocado ao refazimento desta conduta tendo uma função purificadora para seu espírito.
Todos nós chegaremos lá! Cada um no seu tempo, mas saibamos aproveitar cada momento desta reencarnação e cada sofrimento como um degrau para nossa ascensão.
“A sabedoria é sempre a sabedoria, não importa qual seja sua fonte. Toda a sabedoria, a felicidade e o amor emanam essencialmente das profundidades de nosso ser, com a prática assídua do AUTOCONHECIMENTO”
(Mikao Usui).
Fernanda Gonçalves
Equipe Editorial do CAPO Bezerra de Menezes
Pode ser compartilhado desde que a fonte seja citada.
Quer saber mais sobre as atividades de Reiki no CAPO Bezerra de Menezes? Clique aqui.
